sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Voluntários de outros estados levam solidariedade à Região Serrana

Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social orientou os voluntários


O desejo de ajudar a quem perdeu tudo nas chuvas da Região Serrana é maior do que qualquer distância. Motivados por este sentimento, um grupo de 38 voluntários de outros estados e também de cidades fluminenses seguiu nesta quinta-feira (27) para a região. Eles vieram do Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Os voluntários foram cadastrados pela Ouvidoria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que os orientou e encaminhou para que se integrem à corrente de solidariedade nos municípios atingidos pelas chuvas. O grupo é formado por profissionais de diversas áreas, como psicólogos, enfermeiros, professores, além de estudantes. A Ouvidoria da SEASDH já cadastrou e orientou mais de 500 pessoas que se ofereceram para trabalho voluntário.
Voluntária desde os 7 anos, a psicóloga Cláudia Pinho, hoje com 39, veio do Mato Grosso do Sul para se solidarizar com as vítimas da Região Serrana.
- Eu estava de viagem marcada para a praia e o voo foi adiado. Foi quando soube da tragédia da chuva aqui no Rio de Janeiro. Desmarquei tudo para vir pra cá. Já fui voluntária no Haiti e faço parte do projeto Psicólogos Sem Fronteiras e de uma Ong em meu estado que realiza trabalho voluntário em hospitais. O voluntariado é algo que faz parte de mim, comecei aos 7 anos e nunca parei. A vontade de ajudar, de dar o meu melhor é o que me motiva - contou Cláudia, que seguiu para Nova Friburgo.
A mesma motivação fez o funcionário público do Tribunal de Justiça de São Paulo, André Sales, de 30 anos, interromper suas férias para ajudar a quem precisa.
- Viajei bastante nas férias e resolvi reservar o restante dos dias de folga para fazer algo útil, ajudar a quem perdeu tudo nas chuvas. Acredito que o mundo seria melhor se todos se ajudassem mais no dia a dia. Não precisamos que algo aconteça para ajudar alguém, temos a oportunidade de fazer isso todos os dias - ensina André, que já foi voluntário na enchente de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, e deu aulas de inglês e informática para crianças carentes.
Os voluntários foram recebidos pela Ouvidoria da SEASDH no início da manhã desta quinta-feira na sede da secretaria. Após tomarem café juntos, eles foram divididos em dois grupos: 14 foram para Nova Friburgo e 12 para Areal. Outros 12 voluntários formam um grupo de contadores de histórias que seguiu para Teresópolis para levar um pouco de alegria às crianças que estão nos abrigos. 

Minc anuncia recursos para recuperação ambiental de rios da Região Serrana

Secretário do Ambiente fará o anúncio amanhã em coletiva de imprensa


O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o subsecretário Luiz Firmino e a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, anunciarão nesta sexta-feira, em coletiva à imprensa, recursos financeiros e projetos que sigam critérios ambientais para a recuperação dos rios atingidos pelas chuvas na Região Serrana, como a implantação de parques fluviais.
A realocação progressiva das habitações existentes nas margens dos rios será também anunciada. Os recursos a serem disponibilizados permitirão a recuperação ambiental das margens dos rios e a retirada de moradores de áreas de risco.
Com a instalação de parques fluviais ao longo das margens de rios atingidos, serão implementados, entre outros, equipamentos de lazer e ações de reflorestamento para a proteção dos corpos hídricos, evitando-se o seu assoreamento.

Mantega nega que reajuste na tabela do IR esteja sob estudo

A reportagem informou que, sem a correção em 2011, a defasagem acumulada da tabela do IR pode chegar a 71,5%.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que retornou nesta quinta-feira (27) de férias, afirmou ao chegar ao ministério que a correção da tabela do Imposto de Renda não está em estudo. Ontem, o governo admitiu que esse ponto poderia ser negociado com as centrais sindicais.
Questionado a respeito da possibilidade de correção da tabela, Mantega foi lacônico. "Não está sendo estudado isso", afirmou antes de entrar no prédio.
Na tarde de ontem, o governo se reuniu com lideranças das centrais sindicais para discutir tanto a questão da correção da tabela do IR ano-calendário de 2011 quanto o salário mínimo.
Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) afirmou que a correção da tabela é o ponto mais passível de negociação com as centrais.
Os sindicalistas pedem que a tabela seja corrigida em 6,46%, referente à inflação acumulada em 2010 medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Contudo, segundo Carvalho, a tendência do governo é trabalhar com uma correção de 4,5%, referente ao centro da meta da inflação estipulada pelo governo.
A correção da tabela do IR anualmente vinha sendo adotada pelo governo desde 2007, após acordos com as centrais sindicais. Em todos os anos, a tabela foi corrigida em 4,5% em relação ao período anterior. O acordo terminou no ano passado.

Concurso cultural de looks no São Paulo Fashion Week

Concurso “Com que roupa eu vou?” começou nessa quarta-feira (26) e irá premiar o melhor visual com um óculos Prada.


Temas serão relacionados às ofertas do site de compras coletivas durante o São Paulo Fashion Week
No clima da semana de moda mais badalada do país, a São Paulo Fashion Week, o site de compras coletivas, ClickOn, iniciou nesta quarta-feira (26/01), junto ao byMK, a primeira rede social de moda brasileira, o concurso cultural de looks “Com que roupa eu vou?”. O autor do melhor visual produzido ganhará um óculos Prada.
Durante o concurso, a cada dois dias serão propostos temas diferentes. São cinco temas no total. Os temas serão relacionados às ofertas de moda e acessórios que estarão disponíveis no site do ClickOn, como por exemplo, “Com que roupa eu vou... jantar em um restaurante badalado?”. Os usuários deverão compor um look relacionado à ocasião.
Para participar da promoção, o usuário deve possuir cadastro no byMK e ser fã da página oficial do ClickOn no Facebook.
A equipe ClickOn e byMK escolhem os quatro melhores de cada tema e o look que mais pessoas “curtirem” na página do site de compras coletivas no Facebook é o vencedor do dia, que concorre ao final da promoção ao óculos Prada. 

Corpo do ator John Herbert é cremado ao som de Frank Sinatra

Morte aos 81 anos foi provocada nesta quarta por um enfisema pulmonar

O corpo do ator John Herbert foi cremado nesta quinta-feira (27) em São Paulo em cerimônia de cerca de 15 minutos realizada no crematório da Vila Alpina. Herbert morreu nesta quarta, aos 81 anos, vítima de enfisema pulmonar. Ele estava internado desde 5 de janeiro no Hospital do Coração (SP).
O corpo de Herbert chegou ao crematório por volta das 13h30 desta quinta. A cerimônia teve início às 14h10, ao som de músicas de Frank Sinatra - uma versão de "Garota de Ipanema" e os sucessos "New York, New York" e "My way" foram executados.
Apesar de aberta ao público, a cerimônia foi acompanhada por familiares e amigos mais próximos do ator. A atriz Eva Wilma, que foi casada com Herbert de 1955 a 1976, também esteve presente à cremação.
Dez coroas de flores, com homenagens de colegas do teatro e da televisão, como o novelista Benedito Ruy Barbosa, foram enviadas ao local.
O velório de Herbert teve início na quarta-feira, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, e foi retomado na manhã desta quinta.
No final da tarde de quarta, o músico John Herbert Júnior, de 52 anos, se emocionou ao falar sobre a perda do pai. "Meu pai deixa um grande exemplo de amor à vida, e, principalmente, de bom-humor", disse.
Segundo o filho do ator, Herbert se manteve lúcido até os momentos finais. "Pudemos aproveitar boas conversas em seus últimos dias de vida. Esta semana o [ator] Oscar Magrini o visitou no hospital e meu pai contou uma piada impublicável. Era um cara boa-praça mesmo", relembrou.
Além de familiares e fãs, os atores Cássio Gabus Mendes, Marcos Caruso, Marisa Orth, Juca de Oliveira, Irene Ravache e Eva Wilma também estiveram no velório.
Além de ator, Herbert também era produtor e diretor. Ele trabalhou em mais de 30 novelas da TV Globo, como "Que rei sou eu?" e "Sinhá moça", sendo a sua última "Três irmãs", de 2008. Ele também esteve em "Sete pecados", reprisada no ano passado pelo "Vale a pena ver de novo".
atural de São Paulo, Herbert interpretou a si mesmo na minissérie "Um só coração" (2004), que prestava uma homenagem à capital paulista, na época comemorando 450 anos. Trabalhou duas vezes em "Malhação": entre 1995 e 1996 fez o personagem Nabuco, enquanto em 2005 viveu o personagem Horácio.
Durante as décadas de 1950 e 1960, Herbert ficou conhecido pela minissérie "Alô, doçura" (de Cassiano Gabus Mendes), em que atuava ao lado de Eva Wilma, sua esposa durante mais de duas décadas (1955-1976). Ele estava casado havia 30 anos com Claudia Librah. Herbert deixa quatro filhos e cinco netos.
Antes de ingressar na carreira artística, o ator chegou a estudar Direito em 1949, na Faculdade do Largo São Francisco. Um ano depois estava no Centro de Estudos Cinematográficos, de Ruggero Jacobbi. Ele chegou a se formar na faculdade e a estagiar em um escritório apenas para "dar uma satisfação a sua família".
Apesar de ter seu nome popularmente associado à televisão, Herbert se destacou principalmente no teatro e nos cinemas. A primeira peça de Regina Duarte ("Black out", de 1967) foi produzida por ele. Em 1980, ele dirigiu o filme "Ariella", seu primeiro longa como diretor.

Adriana Santana, estudante e Miss, é a nova participante do 'BBB'

A loira, de 19 anos, já apareceu em uma coluna de jornal do interior do Rio de Janeiro com o ex-BBB Elieser


A estudante Adriana Santana, de 19 anos, é a nova participante do "Big Brother Brasil". A loira é Miss Campos 2011, concurso de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, e já apareceu em um evento com o ex-BBB Eliéser. No fim da tarde desta quinta-feira, 27, o diretor do programa, Boninho, confirmou a presença da moça no reality.
 Em sua página no Twitter, ela se define como "futura dentista, modelo, aquariana, feliz e impulsiva". Uma amiga da ex-miss, que pediu para não ser identificada, disse que "na cidade [de Campos] já está todo mundo sabendo que ela vai para o BBB".
 O fotógrafo Binho Dutra, amigo de Adriana há cerca de três anos, confirmou que a loira é muito popular na cidade e já ganhou alguns concursos de beleza. Segundo ele, a estudante começou a se destacar nos tempos de escola, quando foi eleita a "garota do colégio" Externato Campista, na oitava série.
 Em setembro de 2010 ela foi foi nomeada Miss Campos 2011, seu atual título. "Ela é muito sensual, mas só fez coisas mais teen. Nunca apareceu nua ou coisa assim", garante Binho. Segundo ele, Adriana namora há um ano, mas há cerca de duas semanas trocou o status na página do Orkut para "solteira".
 A tia de Adriana, Greice Santana, confirmou que a sobrinha já está no Rio de Janeiro desde esta quarta-feira, 26, esperando para entrar no reality show. "Ela ficou sabendo da participação no programa na terça-feira (25), e o teste foi na semana passada. Foi tudo muito rápido, mas estamos muito felizes", disse ela. "Era tudo o que Adriana queria, já vinha tentando entrar no 'BBB' há três anos", emenda.
 Segundo ela, a estudante tem a personalidade forte. "Ela vai mostrar sua beleza interior também. É insistente, busca seus objetivos sempre", explica.  A tia de Adriana conta que ela é a caçula da família, tem apenas um irmão, Thiago, de 24 anos, estudante de engenharia de produção, e é filha de professora e de um empresário do ramo da cosntrução civil. "Meu irmão, pai dela, é lindo, jovem...tem 44 anos, é um pai muito zeloso. Porém, todos apoiaram a Adriana para se inscrever no BBB, inclusive o namorado dela", conta Greice, se referindo a Thiago Pereira, com que a nova sister namora há cerca de um ano.
 Adriana, de acordo com a tia, cursa o quinto semestre de Odontologia, e tem uma "educação exemplar". "Ela tem a base. É de uma família muito estruturada, estudou sempre em boas escolas, não fuma, não bebe, nunca usou drogas, nunca foi muito baladeira e trata a todos com humildade", diz. "Ela sempre chamou muita atenção, é linda... E sempre esteve envolvida em eventos sociais da cidade. Seu namorado é a mesma coisa, um menino batalhador e que sempre a apoiou em tudo", emenda.