quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Nelson Gonçalves assume Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Volta Redonda

Anúncio foi feito pelo prefeito Neto durante a reunião de secretariado; cidade terá mutirão de limpeza


            O prefeito Antônio Francisco Neto anunciou na manhã desta quarta-feira (dia 9), durante a reunião de secretariado, o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves como novo secretário municipal de Serviços Públicos. A pasta estava vaga há cerca de oito meses, desde a saída do vereador Carlos Roberto Paiva, que decidiu reassumir a vaga na Câmara Municipal.
            Neto destacou a importância de Nelson para o município, e ressaltou o trabalho da equipe da SMSP durante o tempo em que a pasta ficou vaga.  
            “Nós colocamos este desafio para o Nelson, e ele aceitou. Ele vai nos ajudar muito, e por tudo que ele representa para o nosso município, tenho certeza que vai fazer um grande trabalho. Avançamos muito na secretaria e a equipe fez um trabalho maravilhoso nestes oito ou nove meses que ficamos sem titular”, disse o prefeito.
            Nelson agradeceu a confiança do prefeito pela indicação, e destacou que tem como prioridade um mutirão de limpeza na cidade.
            “Estamos chegando para somar, e é uma honra participar do governo Neto, que uma referência em honestidade, transparência e competência. Estamos prontos para contribuir com nosso trabalho para melhorar cada vez mais nossa cidade”, disse o novo secretário, que completou: “Nossa prioridade agora é fazer um mutirão de limpeza na cidade, principalmente na periferia. Vamos contratar 200 pessoas, durante três meses, para realizar este trabalho junto com os 300 funcionários da SMSP”, afirmou Nelson.

Prefeitura de Angra recupera estradas na zona rural

As obras de reparo em estradas vicinais e redes de drenagem estão sendo feitas pela secretaria de Agricultura.


Para sanar os problemas causados pelas últimas chuvas na zona rural do município, a prefeitura de Angra através da secretaria de Agricultura está executando obras de recuperação em estradas vicinais de bairros como o Bracuí e Ariró. A recuperação das vias envolve ainda reparos nas redes de drenagem arrancadas pelas águas que causaram inúmeros desbarrancamentos. Somente no Bracuí, estão sendo refeitas oito redes de drenagem, sendo seis na Estrada do Galego e duas na Estrada Beira Rio.   
 Em alguns trechos, o manilhamento está sendo duplicado ou até triplicado dependendo da necessidade. Para reforçar a obra e evitar que as manilhas sejam arrancadas novamente pelas chuvas, as redes estão recebendo encabeçamento com pedras marruadas. Na Estrada do Galego, estão sendo colocadas camadas de brita corrida para refazer alguns pontos que ficaram intransitáveis após as chuvas, liberando o acesso para dezenas de famílias que vivem na região.
 O subsecretário de Agricultura Marcos Aurélio Chagas explica que esta seria uma obra muito despendiosa para o município se fosse realizada por uma empresa contratada, mas como está sendo executada pela própria secretaria, a viabilidade é maior e mais positiva.
- Executada pela própria secretaria, a recuperação das estradas vicinais e redes de drenagem estão sendo bem mais viáveis para o governo. Além disso, estamos aproveitando a estiagem para dar continuidade à recuperação das estradas buscando melhorar o acesso dos moradores. Vale ressaltar que essas intervenções estão sendo possíveis fundamentalmente através das parcerias com as regionais administrativas e a subsecretaria na busca de soluções no meio rural - disse Marcos Aurélio. 
 Morador há 14 anos na estrada do Galego, Israel Viana Claudino aprovou a iniciativa e acredita que o antigo problema causado pelas enxurradas está terminando.
- A recuperação do manilhamento vai evitar que a água acabe com as estradas. Agora acredito que o problema será resolvido - comemora.
 No bairro Ariró, já foram feitas a duplicação em duas redes de drenagem. Os próximos locais a receber os investimentos serão o Florestão do Ariró e a Estrada do Sertão de Mambucaba. 


Fantasias do Bloco Feliz da Vida são apresentadas à população de BM

Agremiação terá oito alas, três carros alegóricos e desfilará no Parque da Cidade


            Além dos cerca de dois mil usuários diários, quem passou pelas proximidades do Restaurante Popular, na Avenida Domingos Mariano, nesta terça-feira, dia 8, também pôde conhecer e se encantar com as fantasias do bloco carnavalesco da Melhor Idade “Feliz da Vida” . É que a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e a Fundação de Cultura, escolheu o local para iniciar a apresentação das  fantasias das oito alas do bloco à população. As fantasias ficarão expostas na entrada do restaurante até quinta-feira,  dia 10, e, de lá, serão levadas para o hall da Prefeitura.
            De acordo com o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, o bloco é voltado para o publico acima dos 50 anos e foi idealizado com a finalidade de dar continuidade às atividades de lazer que, desde a inauguração do Centro de Lazer Feliz da Vida, vêm sendo realizadas para a terceira idade. Ao convidar a população para conhecer as fantasias e participar e prestigiar os desfiles do bloco, o prefeito destacou a importância da exposição das fantasias.  
            - Essa é a primeira vez que colocaremos um bloco da terceira idade para desfilar no Carnaval de Barra Mansa e nada mais justo que, antes de chegar o dia dos desfiles, apresentemos as fantasias à população. É com muita satisfação que idealizamos esse bloco que, além de ser mais um atrativo para o Carnaval da cidade, também é uma grande contribuição para o bem estar e a diversão desse público – ressaltou o prefeito.
            O Bloco Feliz da Vida levará para a avenida o enredo “Com Amor e Felicidade a Melhor Idade Saúda esta Cidade: Uma Declaração de Amor a Barra Mansa”, e vai desfilar no domingo e na terça-feira de Carnaval (dias 6 e 8 de março) com a seguinte composição: mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, destaques de chão,  bateria, rainha da bateria e três carros alegóricos. A agremiação será composta por oito alas que traduzem o enredo: “Puro Amor”, “Liberdade”, “Amor à Natureza”, “Amor de Carnaval”, “Felicidade”, “Amor a Barra Mansa”, “Paz e Amor” e “Parque da Cidade”, além da ala “Amigos do Bloco” .
            De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Luiz Augusto Mury, o bloco será lançado, oficialmente, em um evento pré-carnavalesco que será promovido no Parque da Cidade, no dia 19 de fevereiro. Ele explica que as fantasias que estão em exposição serão gratuitas - no entanto, haverá um limite de inscrições para cada ala. Já para a ala “Amigos do Bloco” serão confeccionadas camisetas  personalizadas que serão comercializadas. Todas as fantasias em exposição foram desenhadas pelos carnavalescos  Noé Assunção e Oswaldo de Freitas. 
            - A exposição das fantasias tem por objetivo mostrar o trabalho feito pelas pessoas que estão por trás de todo esse projeto de criação do Bloco “Feliz da Vida” e  ao público da terceira idade que ele tem opção de brincar Carnaval na cidade. As fantasias foram muito elogiadas por quem passou pelo Restaurante Popular e alguns foliões já aproveitaram para fazer suas inscrições – salientou Mury. 
            Usuária assídua do Restaurante Popular, a aposentada Júlia Fernandes Oliveira, de 62 anos, ficou surpresa ao chegar na fila para o almoço. Ao recordar que na sua juventude sempre gostou de brincar o Carnaval, a aposentada disse que pretende se inscrever, o mais rápido possível, para fazer parte do Bloco “Feliz da Vida”. “Essa é uma iniciativa muito boa e que me deixou muito feliz porque sempre gostei de pular Carnaval.  A terceira idade de Barra Mansa merecia ter um bloco porque, assim como eu, tem muitas pessoas idosas que ainda gostam de se divertir, desfilar e dançar, assim como muitos jovens”, disse a aposentada. 

Guarda Municipal lança Projeto VR em Ordem

“O nosso interesse é fazer de Volta Redonda uma cidade referência na questão de segurança pública, e não vamos poupar esforços para isso”, destacou o comandante.


Ontem (9) a Guarda Municipal de Volta Redonda completa 56 anos de fundação e lança o Projeto VR em Ordem, que pretende combater todos os tipos de irregularidades encontradas no município e transformá-la numa cidade moderna, limpa, ordeira e melhor para se viver. Vários programas estão previstos dentro do projeto, como a desobstrução de calçadas, remoção de veículos abandonados, retirada de ambulantes e de mercadorias ilegais das vias públicas, entre outros. “Pretendemos fazer advertências em relação às irregularidades, pois não é nossa intenção punir e sim educar, apontando os erros e sugerindo a maneira correta para se proceder naquele problema em questão”, informou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa. 
         Durante uma hora por dia, em cinco pontos diferentes da cidade, serão feitas campanhas educativas que vão conscientizar a população quanto ao uso do cinto de segurança, celular, cadeirinha para crianças, documentação atrasada do veículo e do condutor, entre outras irregularidades. 
        “Em momento algum, durante essas campanhas de cunho educativo, pretendemos agir de forma punitiva, mas ao contrário, visamos advertir os condutores e orientá-los para que possam resolver o seu problema da forma mais rápida possível. Por exemplo, um condutor que não tenha feito a transferência de propriedade de seu veículo deverá ser orientado de todos os procedimentos, mas não será autuado”, explicou o comandante.   
       Outro programa previsto no VR em Ordem é o Mutirão de Segurança, que prevê a realização de uma reunião preliminar junto à associação de moradores, onde serão discutidos todos os temas que poderão ser abordados posteriormente, num outro dia. Dessa forma, os moradores daquele bairro vão participar de palestras sobre Educação no Trânsito, com a GMVR; Planejamento Familiar, pela Secretaria Municipal de Saúde; Acidentes Domésticos, com o Corpo de Bombeiros; Meio Ambiente, pela Defesa Civil; e Resistência às Drogas, com a Polícia Militar, entre outros assuntos. 
         De acordo com o major Luiz Henrique, outras secretarias também participam do Mutirão de Segurança, com a realização de serviços que têm a ver com a segurança, como poda de árvores; troca de lâmpada queimada; buracos em asfalto que possam provocar a perda de direção de um veículo; areia obstruindo calçadas, que acabam levando o pedestre a desviar para a via pública, entre outros. 
         Aliada a todo esse projeto existe a Patrulha Comunitária, que está sendo muito procurada pelas associações de moradores e que tem atendido a inúmeras solicitações, desde o início de seu funcionamento, em 1º de janeiro.


Programa Ativaidade 2011: Aulas recomeçam nesta quinta-feira

O programa “Ativaidade” voltará às atividades amanhã, 10.


Iniciado em 2006, no primeiro mandato do prefeito Antônio Carlos Leite Franco, Doutor Toninho, o programa atualmente atende cerca de 300 pessoas, entre homens e mulheres, acima de 40 anos, visando à melhoria da qualidade de vida por meio de atividades de esporte e lazer adaptadas.
O programa coordenado pelo Departamento de Esporte, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, acontece de segunda a sexta-feira, de 7 às 8 horas, nas quadras poliesportivas (de acordo com a programação de cada núcleo).
Os interessados em participar devem comparecer nos núcleos. As atividades acontecem às segundas-feiras na quadra poliesportiva do esporte do bairro Varjão; as terças e quintas-feiras nos bairros São Jorge e Paraíso; as quartas e sextas-feiras no bairro Palmeiras. 

Mantega: "Estamos revertendo os estímulos dados à economia"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse após anunciar o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União de 2011 que passou a fase de estímulos à economia patrocinada pelo governo para manter o ritmo de crescimento após a crise financeira de 2009.


"A programação orçamentária de 2011 está passando por uma consolidação fiscal, que se deve ao fato de que o governo está revertendo todos os estímulos para a economia entre 2009 e 2010, por conta da crise financeira internacional. Hoje, estamos com a economia crescendo, com demanda forte. Já estamos retirando esses incentivos”.
O corte anunciado nesta quarta-feira (9) representa mais do que o dobro do contingenciamento feito no orçamento do ano passado, o maior dos oito anos de governo Lula, que foi de R$ 21,8 bilhões. O Orçamento 2011, aprovado pelo Congresso Nacional no final do ano passado, previa R$ 2,073 trilhões para este ano. Com o corte, o valor cai para R$ 2,023 trilhões.
A maior parte dos cortes será feita no custeio da máquina pública. A ideia é aumentar a eficiência do gasto. “Significa com menos recursos realizar as mesmas ou mais atividades”, disse o ministro da Fazenda, que assegurou que os programas sociais serão preservados. “Todos estão mantidos para garantir a expansão do crescimento, estimular o investimento público e privado e, também, para permitir a queda da taxa de juros”.
Diferentemente dos anos anteriores, o dinheiro não foi bloqueado (contingenciado), e sim, retirado de forma definitiva do Orçamento. “Essa redução de gastos tende a ser definitiva. A nossa intenção é manter esse patamar até o fim do ano, mas nada impede que haja alguma mudança excepcional nesse quadro. Não há ideia de modificar esse número de R$ 50 bilhões. Mas temos que ter uma margem, porque há coisas que não podemos prever”, disse ele.
Segundo Mantega, todas as pastas da Esplanada do Ministério foram afetadas. “Todos os ministérios foram atingidos por essa redução de gastos. Haverá esforço, até sacrifício, dos ministérios para se adequarem aos recursos destinados. A própria escassez de recursos para os ministérios vai obrigá-los a fazer isso”.
Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, fazer mais com menos é uma espécie de "mantra" no governo Dilma Rousseff. Ela informou que o decreto com a nova distribuição dos recursos orçamentários será publicado até a semana que vem no Diário Oficial da União.

MPF processa Infraero e Duty Free por prejuízo de R$ 50 milhões em concessão

A informação foi divulgada ontem (9) pelo MPF.


O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) está movendo duas ações civis públicas de improbidade administrativa contra a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o grupo Duty Free e 29 executivos de ambas empresas. Eles vão responder por irregularidades referentes à concessão de uso de áreas comerciais no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e no Aeroporto Santos Dumont. As ações movidas pelo procurador da República Edson Abdon Filho na 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro apontam prejuízo de R$ 50,3 milhões, referente à assinatura de contratos de concessão sem licitação para exploração de lojas francas e de venda de produtos estrangeiros, de peças de publicidade e de construção de depósitos para as mercadorias.
Segundo o MPF, a empresa se instalou no Galeão em 1987 e no Santos Dumont em 1998, com reiteradas prorrogações contratuais até 2015. O procurador ressaltou que embora a Lei de Licitações seja de 1993, existia à época dos contratos o Código Brasileiro de Aeronáutica, de 1986, que já previa a necessidade de licitação para exploração de áreas nos aeroportos.
”Não satisfeita em ceder áreas para comercialização de mercadorias estrangeiras, começaram a ceder veículos publicitários e espaços para edificação de depósitos. Tudo isso foi feito sem licitação”, disse o procurador.
Os funcionários da Infraero nos dois processos somam 20 pessoas, que se condenadas terão de restituir parte dos valores previstos na ação e poderão ser demitidos do serviço público.
A Duty Free informou que não se manifesta em questões sob o exame da Justiça. A Infraero foi procurada e disse que ainda não foi citada na ação judicial em questão. 


Brizola Neto participa do segundo dia de ação no Morro dos Prazeres

Secretaria de Trabalho oferece oportunidades de emprego na comunidade


O secretário estadual de Trabalho e Renda, Brizola Neto, estará hoje (10/2), a partir das 10h, na ação social que leva serviços de emissão de documentos e milhares de vagas de emprego para os moradores do Morro dos Prazeres. Ao todo, são 1.500 oportunidades para os setores de Comércio e Serviço, com encaminhamento imediato para o mercado de trabalho. Uma outra ação também acontece, paralelamente, na comunidade de São Carlos.
No segundo dia de atendimento, os postos oferecem serviço de intermediação de mão-de-obra, além de emissão de carteiras de trabalho (1ª e 2ª vias) e balcão de empregos do Núcleo Estadual de Atendimento ao Deficiente (Nead).
O secretário estadual de Trabalho e Renda, Brizola Neto, ressalta a importância de uma ocupação social:
- A nossa meta é apresentar a secretaria para as comunidades. Mostrar que é possível inserir e direcionar o caminho do mercado de trabalho para pessoas que antes não tinham oportunidades de emprego – frisou.
Na ação, técnicos da Ouvidoria do Trabalho também tiram dúvidas relacionadas a demissões, FGTS, benefícios, carteira sem assinatura, denúncias, rescisão contratual e acompanhamento para emprego.
Entre as ocupações que mais oferecem oportunidades, estão atendente de lanchonete (538 vagas); operador de telemarketing ativo (50); fiscal de segurança (48); repositor de supermercado (20); operador de caixa (20); servente de limpeza (10); pedreiro (10) e empacotador de supermercado (10).
No Morro dos Prazeres, a estrutura móvel da Secretaria de Trabalho está estacionada na Rua Gomes Lopes, 12. Já no Morro São Carlos, os técnicos atuam na Rua Laurindo Rabelo, Largo da Bica, em frente à Associação dos Moradores do São Carlos. O atendimento será das 9h às 17h.

Rio sem Fumo balanço de 15 meses comprova adesão

Concentração de CO caiu pela metade em estabelecimentos no Rio, diz pesquisa


A Secretaria de Saúde e Defesa Civil acaba de fechar o balanço dos 15 meses do programa Rio Sem Fumo e confirmou o que se vê nos bares, restaurantes e em outros locais fechados de uso coletivo. Desde novembro de 2009, quando foi implantada a Lei Antifumo nº 5.5172009, até o dia 30 de janeiro de 2011, apenas 91 estabelecimentos foram autuados por descumprimento da lei. Isso representa 0,77% de todos os 11,7 mil bares, restaurantes e similares vistoriados, dado que evidencia a conscientização e a adesão da população e dos proprietários de estabelecimentos comerciais quanto aos malefícios causados pelo fumo passivo.
A fiscalização para verificar o cumprimento da lei, bem como a fixação dos avisos de proibição conforme determinação legal, é desenvolvida, em todo o estado, por agentes da Vigilância Sanitária estadual e municipal. Estão sujeitos à fiscalização todos os ambientes de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados.
Estabelecimentos que não estiverem de acordo com a lei ficam sujeitos às penalidades impostas. As multas variam entre 1.548,63 e 15.486,27 do valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado do Rio de Janeiro (UFIR) – o equivalente a R$ 3.306,63 e R$ 33.066,28, respectivamente. As multas são aplicadas de acordo com a extensão do prejuízo causado à saúde pública, o grau de relevância da infração e a capacidade econômica do infrator. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.
Certas medidas devem ser adotadas pelos proprietários de estabelecimentos para preservar a saúde dos funcionários e dos freqüentadores. São elas fixar cartazes alertando sobre a proibição, retirar os cinzeiros das mesas e orientar os clientes sobre a nova lei, solicitando que não fumem. Caso o cliente se recuse, a polícia pode ser acionada.
Com a Lei Antifumo, a população está mais protegida do contato com a fumaça do cigarro, diminuindo consideravelmente a possibilidade de adquirir doenças provenientes do fumo. Todos podem e devem denunciar os locais que não estão de acordo com a lei através do site do Rio Sem Fumo (www.riosemfumo.rj.gov.br) ou através do Disque Rio Sem Fumo             0800 022 0022      , que está 24 horas à disposição da população para dúvidas e denúncias. Pesquisa realizada em novembro de 2010 pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil comprovou o impacto da lei no que diz respeito à qualidade do ar respirado em bares, restaurantes e casas noturnas. O estudo utilizou o município do Rio de Janeiro como amostra e concluiu que caiu pela metade a concentração de monóxido de carbono (CO) nestes lugares.
A concentração de CO nesses locais caiu em 1,4 ppm (partes por milhão) após a fiscalização da lei, em novembro do ano passado. Em alguns estabelecimentos, a concentração foi considerada semelhante à registrada em ambientes ao ar livre - queda de 5 ppm para 1 ppm. Essa mudança equivale a sair de um túnel congestionado para um parque arborizado.
Em áreas fechadas, a concentração de CO passou de 2,60 ppm, antes da lei, para 1,12 ppm, após a lei – equivalente à queda de 56,9%. Nos locais parcialmente fechados, a queda foi de 2,74 ppm para 1,3 ppm, correspondente a 52,6%. Em áreas abertas, o nível diminuiu de 2,61 ppm para 1,14 ppm (56,3%). A medição foi feita em 146 estabelecimentos.
A presença do monóxido de carbono no organismo humano reduz a oxigenação do sangue, das células e tecidos, o que, no decorrer do tempo, eleva o risco de doenças cardíacas e vasculares.

SP terá salário mínimo de R$ 600 a partir de abril

Novos valores ainda precisam ser aprovados pela Assembleia Legislativa e pelo governador


O trabalhador paulista ganhará aumento no salário. O salário mínimo estadual foi reajustado nesta quarta-feira (9) e passará de R$ 560 para R$ 600. Para entrar em vigor, os números ainda precisam de aprovação da Assembleia Legislativa e da assinatura do governador Geraldo Alckmin.
Serão beneficiados os trabalhadores da iniciativa privada que não possuem piso salarial definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. O governo diz que cerca de 1,4 milhão de trabalhadores se enquadram nessa situação.
O anúncio oficial foi feito nesta tarde, mas os valores já haviam sido antecipados na manhã de hoje. O número é maior do que o mínimo nacional, hoje em R$ 540.
O mínimo estadual é dividido em três valores diferentes de acordo com a ocupação. O primeiro grupo (que passará a ganhar R$ 600) é formado por profissões que vão de trabalhadores domésticos e serventes a auxiliares de serviços gerais de escritórios, da indústria e do comércio, motoboys e outros da área de serviço.
A segunda faixa salarial viu o salário passar de R$ 570 para R$ 610, e inclui áreas de atuação que vão de operadores de máquinas e equipamentos a vendedores, pedreiros, garçons, cobradores, pintores, encanadores, atendentes e profissionais do telemarketing, entre outros.
O terceiro piso foi de R$ 580 a R$ 620 e serve de base para os salários de administradores, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores do comércio e da indústria, operadores de estação de rádio, técnicos em eletrônica e outros.
Em janeiro, Alckmin havia dito que o mínimo paulista seria superior à inflação acumulada em 2010. Enquanto o piso do novo mínimo ficou 7,14% acima do valor anterior, a inflação de 2010 foi de 6,47% no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

José Alencar é internado mais uma vez em hospital de São Paulo

O ex-vice-presidente José Alencar se internou no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, novamente nesta quarta-feira. 


De acordo com o hospital, Alencar ficará em observação e passará por uma bateria de exames. No entanto, não foi informado o estado de saúde do político e a quais tipos de exame ele vai se submeter.
Alencar estava internado no mesmo hospital desde o dia 22 de dezembro e recebeu alta após se homenageado durante uma cerimônia de aniversário da capital paulista, no último dia 26. Ele passou a receber o tratamento para o câncer abdominal contra o qual luta há cerca de 13 anos em casa e já foi operado cerca de 17 vezes.


Mais de um milhão de eleitores podem ter o título cancelado

Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.


Cerca de 1,4 milhão de eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado, segundo levantamento da Justiça Eleitoral divulgado nesta quarta-feira. Para regularizar a situação, os eleitores têm até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.
Os eleitores faltosos podem conferir sua situação no site do TSE (www.tse.jus.br), na opção ’’Serviços ao eleitor’’. De acordo com o TSE, o eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesmo eleição contabiliza duas faltas.
Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de títulos sujeitos a cancelamento, com 131.098, ficando atrás de São Paulo (350.816) e Rio de Janeiro (140.339). Em 2009, foram cancelados 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência.
O TSE alerta que, sem o título eleitoral, o cidadão fica impedido de tirar passaporte e carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e conseguir alguns tipos de empréstimos e inscrição. A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral.
Não estão sujeitos a cancelamento os eleitores para quem o voto é facultativo: analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos.  

'BBB 11': Maria não lembra da briga com Adriana e leva bronca da nova sister

A festa surpresa que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (9) rendeu uma bela ressaca aos brothers.


Além da dor de cabeça, Maria acordou e foi conversar com Tatá e Lucival, pois não se lembra da briga com Adriana. "O que eu disse para ela?", quis saber.
Lucival comentou que não ouviu toda a conversa, mas se lembra de Maria apontar o dedo para Adriana e pedir para "abrir os olhos". "Gente, vocês têm que me dizer o que eu falei para saber se me desculpo com ela", pediu a atriz.
"Você vai pedir desculpas pra ela, querendo ou não!", afirmou Talula. Wesley passou pela cozinha e comentou que Maria ficou descontrolada: "você ficou divertida, mas Jaque te achou chata", lembrou.
"Não vou ficar me julgando. Falei o que eu tinha vontade. Tem que colocar para fora os sentimentos. Bêbado é sincero", gritou Maria, defendendo-se.
Talula afirmou que muita gente incentivou a briga da atriz e contou que, se não tivesse carregado Maria para dentro da casa, ela poderia ter avançado em Adriana. Lucival concordou. 
Maria conversou com Adriana na tarde desta quarta-feira (9) para pedir desculpas pela discussão protagonizada pela dupla durante a festa que aconteceu na madrugada. A atriz explicou que, além de estar bêbada, "plantaram uma sementinha do mal em mim".
Adriana aproveitou para chamar a atenção da atriz: "você não é nenhuma criança para cair na pilha dos outros. Não vou parar de falar com você, mas fiquei magoada. Gosto muito de você e, se brinquei, foi porque achei que não fosse ligar".
A atriz ouviu as broncas da modelo e pediu desculpas: "saí fora de mim. Nem sei o que eu te falei. Estava alterada e sei que não há nada entre Mau-Mau e você".
Adriana comentou que ignorou o que a sister lhe disse e preferiu que ela reconhecesse, sozinha, que estava errada. "Não seja cabeça fraca, Maria. Se você for pela cabeça dos outros, você não vai viver", aconselhou a sister.
As duas se abraçaram e, sem graça, Maria se dirigiu ao sofá no qual estava Talula: "vou controlar mais a cachaça", anunciou a atriz.